1. NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS:

Os trabalhos deverão ser encaminhados, sob a forma de resumo (de 500 a 1000 palavras) e versar sobre temas afins ao II Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do paciente, considerando os eixos temáticos abaixo:

I – Gestão em Segurança do paciente

  • Modelos de gestão em saúde
  • Ferramentas da qualidade
  • Auditoria do cuidado
  • Processos clínicos, assistenciais e gerenciais
  • Indicadores de Qualidade
  • Experiências bem sucedidas em gestão em segurança do paciente

II – Segurança do Paciente

  • Gestão de risco
  • Práticas inovadoras em segurança do paciente
  • Processos de acreditação hospitalar
  • Metas internacionais de segurança do paciente
  • Implantação de Núcleo de Segurança do Paciente – Relato de Experiência
  • Implantação de Protocolos de Segurança do Paciente – Relato de Experiência

III – Estratégias Educativas em Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente

  • Capacitações em qualidade do cuidado e segurança 
  • Experiências exitosas para a qualidade do cuidado em saúde e segurança do paciente.

1.1. A Comissão Científica considerará válidos trabalhos desenvolvidos em todos os âmbitos de atenção à saúde (primária, secundária ou terciária) que reforcem a gestão em segurança do paciente e qualidade do cuidado.

1.2 O título deverá conter no máximo 25 palavras em português e inglês, centralizadas e em negrito. Utilizar fonte Arial tamanho 12. Apenas a primeira palavra com a letra inicial maiúscula, exceto nomes científicos, abreviaturas, e siglas.

1.3 A totalidade de palavras do resumo incluirá o título, o eixo temático correspondente (I, II ou III), introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussão, conclusão, considerações finais, descritores e referências bibliográficas.

1.3.1 O resumo deverá conter de 500 a 1000 palavras, fonte Arial, tamanho 12. Colocar todo resumo em um único parágrafo, com formatação de parágrafo do tipo “justificado”, sem delimitação de margens. Deverão ser acrescentadas no final do resumo ou abstract, até três descritores, conforme (http://decs.bvs.br/) que identifiquem o tema. Nos RESUMOS, não serão aceitos gráficos, tabelas ou figuras.

1.3.2 Os nomes dos autores deverão ser listados em sequência e centralizados abaixo do título, por extenso. O preenchimento deverá ser iniciado pelo nome do autor principal, seguido dos respectivos coautores, informando nome, instituição, e-mail e estado.  Utilizar a fonte Arial, tamanho 12. Cada participante só poderá participar na qualidade de relator (autor principal) em até dois trabalhos.

1.3.3 Introdução: deve descrever breve contextualização geral do tema a ser abordado;

1.3.4 Objetivos: apontar de forma precisa o que se quer alcançar com o trabalho;

1.3.5 Metodologia: descrever as etapas, os procedimentos e instrumentos de realização do trabalho, indicando o tipo de estudo, período, população ou amostra, locais de realização do mesmo (para revisão de literatura, entenda o local como as bases ou fontes consultadas), descrição da coleta e análise dos dados. Nas pesquisas que envolvam seres humanos, é indispensável colocar o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP);

1.3.6 Resultados: devem ser apresentados de forma organizada e esquematizada;

1.3.7 Conclusão / considerações finais: resposta ao(s) objetivo(s) e deve ser baseada nos métodos e resultados do estudo.

1.3.8 O número máximo de autores, incluindo o autor principal é 8 (oito).

1.3.8. As referências bibliográficas devem ser enviadas conforme as seguintes orientações:         Mínimo 3 – Máximo 5 – Devem incluir apenas aquelas estritamente relevantes ao tema abordado.  As referências deverão ser numeradas em ordem alfabética conforme os seguintes exemplos:        Artigos:
            1 autor – JÚNIOR CC. Trabalho, educação e promoção da saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2014; 6(2): 646-648.
            2 autores – QUADRA AA, AMÂNCIO AA. A formação de recursos humanos para a saúde. Ciência e Cultura, 1978; 30(12): 1422-1426.
            3 ou mais autores – BONGERS F, et al. Structure and floristic composition of the lowland rain forest of Los Tuxtlas, Mexico. Vegetatio, 1988; 74:55-80.
            NOTA: Não é preciso apresentar o endereço eletrônico “Disponível em” nem a data do acesso “Acesso em”.

        Livros: (NOTA: tente usar apenas artigos científicos, usar livros em casos extraordinários)
            CLEMENT S, SHELFORD VE. Bio-ecology: an introduction. 2nd ed. New York: J. Willey, 1966; 425p.
            FORTES AB. Geografia física do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo, 1959; 393p.
            UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Faculdade de Educação. Laboratório de Ensino Superior. Planejamento e organização do ensino: um manual programado para treinamento de professor universitário. Porto Alegre: Globo; 2003; 400 p.
                   Teses e Dissertações:
            DILLENBURG LR. Estudo fitossociológico do estrato arbóreo da mata arenosa de restinga em Emboaba, RS. Dissertação (Mestrado em Botânica) – Instituto de Biociências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1986; 400 p.
        Páginas da Internet: (NOTA: usar páginas da internet apenas em casos extraordinários)
           POLÍTICA. 1998. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática. Disponívelem: htpp://www.dicionario.com.br/língua-portuguesa.Acesso em: 8 mar. 1999.

1.3.9. O número máximo de autores, incluindo o autor principal é 8 (oito).

1.4 É obrigatório que o relator (autor principal) esteja inscrito no evento para que o trabalho seja submetido para avaliação. As inscrições para o evento, bem como a submissão dos trabalhos serão feitas através do site: www.qualipacienteam.com.br, na opção [ENVIO DE TRABALHOS] do menu.

1.5 O período para envio dos resumos compreende de 03 de abril a 15 de julho de 2019.

1.6 Os trabalhos aprovados serão informados ao relator até o dia 30 de julho de 2019.

2. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS APROVADOS:

2.1 A apresentação de trabalhos científicos no II Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do paciente – Amazonas 2019, será na modalidade banner (pôster);

2.1.1 O banner deverá ser confeccionado atendendo ao padrão/tamanho: 90 x 1,20m, impresso em papel;

2.1.2 Deverá conter título do trabalho, nome do(s) autor(es), nome da instituição de origem, introdução; objetivos; métodos; resultados e discussão, conclusões e referências;

2.1.3 Os nomes dos autores deverão vir na linha abaixo do título e da indicação do eixo temático correspondente, centralizados, sublinhando-se o nome do relator que deverá apresentar-se como primeiro citado. No rodapé do banner, os autores deverão ser identificados com: número arábico sobrescrito, categoria profissional, titulação, cargo ou função, instituição de origem e um endereço eletrônico válido do relator para contato.

2.1.4 É permitida a utilização de imagens e gráficos, identificadas com legendas e citadas no texto. Favor observar qualidade da impressão antecipadamente.

2.2. Os trabalhos deverão ser apresentados conforme cronograma de apresentação fornecido pela Comissão Científica, divulgado no dia 15 de agosto de 2019, no site www.qualipacienteam.com.br.

3. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS:

3.1 Os trabalhos serão examinados pela Comissão Cientifica do evento, obedecendo os seguintes critérios:

3.1.1 Relevância: atualidade; grau de importância do tema; aplicabilidade do conhecimento gerado;

3.1.2 Originalidade;

3.1.3 Clareza: texto de fácil compreensão, conciso e sem ambiguidade, utilizando vocabulário adequado; objetivos claros; Emprego de redação gramaticalmente correta, clara, concisa, precisa e coerente;

3.1.4. Metodologia: método adequado ao tipo de trabalho realizado, apresentando detalhamento suficiente para permitir que os resultados sejam compreendidos e reproduzidos. O desenho da pesquisa tem que estar claramente descrito;

3.1.5. Coerência;

3.1.6. Resultados: coerência com objetivos e metodologia, organização dos mesmos (de modo a serem facilmente compreendidos); apresentação dos principais resultados;

3.1.7. Conclusão: o que está escrito deve ser reflexo dos resultados obtidos; apresenta ponto de vista do autor sobre os resultados obtidos com fundamento, coerência e alcance.

4.CERTIFICADO 

4.1 O certificado será emitido em formato eletrônico. Os autores que apresentaram seus trabalhos poderão obtê-los através do site do II Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do paciente – Amazonas 2019 (www.qualipacienteam.com.br) 30 dias após o evento.

4.2. O certificado de apresentação de trabalho está condicionado a participação do relator à apresento no evento. Não serão aceitas alterações no resumo após submissão.

5. PREMIAÇÃO

Será escolhido um trabalho de cada eixo temático (totalizando três trabalhos) para receber a menção honrosa. A premiação será feita durante a Sessão de Encerramento. O regulamento dos prêmios será disponibilizado em separado.

6. DOS DIREITOS DE DIVULGAÇÃO

6.1. Os autores intelectuais dos trabalhos inscritos concordam com a utilização sem ônus de seu nome, imagem e trabalho para divulgação em quaisquer meios de comunicação, traduções parciais ou integrais e reprodução total ou resumida, independentemente de licença, remuneração ou pagamento, além da premiação prevista neste regulamento.

6.2. As publicações autorizadas destinam-se única e exclusivamente à distribuição gratuita a profissionais ou entidades com interesse na área da Saúde.

6.3. A participação neste simpósio acarreta aos participantes a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento. Para eventuais dúvidas existentes referentes ao presente regulamento os participantes devem encaminhá-las para a Comissão Científica.

7. Publicação dos resumos

7.1. Os resumos expandidos serão publicados na Revista Eletrônica Acervo Científico (https://www.acervomais.com.br/index.php/cientifico).

7.2.  Após confirmação de aceite do resumo, será necessário informar e-mail e número de WhatsApp de TODOS AUTORES.

7.3. O pesquisador responsável de cada resumo deverá assinar uma declaração uma declaração com as seguintes cláusulas: a) autorização e transferência de diretos de publicação do resumo eb) declaração de originalidade de não ter publicado o resumo em nenhum outro evento, que serão encaminhados ao autor posteriormente.

7.4. A revista possui e registro internacional científico ISSN (International Standard Serial Number) e DOI (Digital Object Identifier) para Anais do Evento.