Em 2019, Manaus volta a debater sobre o tratamento oferecido à população em seu sistema de saúde. O Simpósio Norte de Qualidade e Segurança do Paciente realiza sua segunda edição nos dias 23 e 24 de Agosto de 2019, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus. Com foco na excelência em gestão de qualidade e segurança hospitalar, o evento tratá em sua segunda edição uma abordagem do tema em âmbito nacional e mundial.

A segurança do paciente é uma grande preocupação em todos os sistemas de saúde. Com base em estudos em todo mundo, estima-se que mais de um em cada 10 pacientes internados em países desenvolvidos será vitima de um evento não intencional, sendo até 50% destes evitáveis.

No Brasil, falhas em hospitais, possivelmente de fácil prevenção, matam três pessoas a cada cinco minutos, o número é tão relevante que só está atrás dos óbitos causados por problemas cardíacos.  

O evento irá contar com a presença de grandes nomes da área em sua programação, com destaques para especialistas em segurança do paciente, reunindo multi especialidades da saúde e da gestão e tem como objetivo principal oferecer oportunidades aos profissionais para dimensionar conceitos, atualizações e desenvolvimentos numa área fundamental de nosso estado no que diz respeito à cultura de segurança.